O Egito é um paÃs do norte da Ãfrica que inclui também a penÃnsula do Sinai, na Ãsia, o que o torna um estado transcontinental.
O Egito é um dos paÃses mais populosos da Ãfrica. A grande maioria da população vive nas margens do rio Nilo, praticamente a única área não desértica do paÃs, com cerca de 40 000 km2; O da LÃbia, a oeste, o Arábico ou Oriental, a leste, ambos parte do Saara, e o do Sinai, têm muito pouca população. Cerca de metade da população egÃpcia vive nos centros urbanos, em especial no Cairo, em Alexandria e nas outras grandes cidades do Delta do Nilo, de maior densidade demográfica.
A população egÃpcia é composta por diversas etnias, a maioria tem suas origens em um povo semÃtico-camÃtico; há uma minoria de beduÃnos, que mantém uma organização e práticas tribais e nômades na área desértica do paÃs; o terceiro maior grupo étnico são os núbios, um povo africano estabelecido há milhares de anos no Alto Nilo. Há uma considerável herança étnica dos povos que passaram pelo território: romanos, gregos, turcos, circassianos, ingleses e franceses.
O Egito é o único paÃs que mantêm o monumento intocável, ainda existente. As três pirâmides de Gizé – Quéops, Quéfren e Miquerinos, além de conservadas, guardam toda a história de séculos atrás, quando a nação egÃpcia ainda era comandada pelos poderes dos faraós. A natureza presente limita-se a rios, mares e desertos por todo o lado. Mas os oásis dão o tom colorido à região, à s margens do Rio Nilo, que entre arranha-céus, cruza a capital Cairo. O povo árabe e muçulmano orgulha-se de sua lendária tradição e preserva a todo instante seus costumes.